- Detalhes
- Categoria: Projetos
Avaliação de Corretores Automáticos de Redação (IC)
Avaliação dos sistemas de correção automática de redação disponíveis para o português do Brasil
- Projeto submetido ao Edital de Iniciação Científica 01/2024, da UnDF.
- Proponente: Ronaldo Teixeira Martins
- Orientando: Moisés dos Santos Brandão Moniz
- Download: ProjetoIC
Resumo:
O projeto se organiza em torno de um problema de natureza prática: Quão eficientes são os sistemas de correção automática de redações disponíveis para o português brasileiro? Esse problema de trabalho se subdivide em três subproblemas conjugados, que serão endereçados sequencialmente durante o desenvolvimento da pesquisa:
a) Quais são os sistemas de correção automática de redações disponíveis para o português brasileiro?
b) Qual é a medida de “eficiência” de um sistema de correção automática de redações, consideradas, particularmente, as expectativas da comunidade de usuários (professores, estudantes e sistemas de ensino)?
c) Como avaliar a “eficiência” de um sistema de correção automática de redações, dadas as métricas de avaliação resultantes do subproblema anterior?
O projeto se inscreve no campo da “Correção Automática de Redações” (em inglês: Automated Essay Escoring, ou AES) e da “Avaliação Automática de Redações” (Automated Essay Evaluation, ou AEE). Trata-se de subdomínio do processamento automático das línguas naturais (PLN), que explora o uso de tecnologias de inteligência artificial para a automatização do processo de identificação de problemas e atribuição de notas aos textos normalmente desenvolvidos em ambiente escolar. O projeto se situa, portanto, na região de encontro das ciências da linguagem e das ciências da computação e tem caráter eminentemente interdisciplinar, voltando-se, especificamente, para o recenseamento dos sistemas e tecnologias empregados para a correção automática de redações para o português brasileiro, bem como para a avaliação de desempenho das ferramentas disponíveis.